Muito se fala de networking hoje em dia.
Da importância, da relevância para os negócios, mas afinal de contas o que é esse tal de networking? Onde vive? O que come? E como se reproduz?
Brincadeiras à parte, networking nada mais é que sua rede de relacionamentos, na tradução nua e crua desta palavra sua rede de relacionamento no ambiente de trabalho, mas será que é só isso mesmo?
Ao meu ver hoje, ou mesmo desde a idade da pedra, somos movidos à networking.
Os homens não nasceram para viverem só, somos animais e assim como outros de nossa espécie precisamos estar reunidos, em bandos para sobreviver. Precisamos estabelecer redes de contato e isso não quer dizer conhecer pessoas, mas sim se relacionar, tecer a rede.
Muita gente, neste mundo social digital de hoje, se gaba em ter “2K” de amigos no face mais outros tantos “K” no Instagran e por ai a fora, mas com quantos deles você realmente se relaciona? Com quantos deles você realmente mantém contato?
Porque uma constelação só é uma constelação quando unidas formam um desenho, quando em rede dão um sentido à sua existência, sem esta união são apenas estrelas, isoladas em meio à uma imensidão de outras estrelas, difícil de se identificar, impossível de se destacar.
O networking é importante para tudo.
Para uma indicação de negócios, para uma indicação do melhor pediatra para sua filha de 3 anos que está ardendo em febre.
Por que networking pode ser sim amizade, porque networking é querer bem o outro, é relação ganha-ganha, é se importar com o seu negócio, mas saber que o seu negócio sozinho no mercado não vale de nada, você precisa de outros para se completar, você precisa de outros para montar a sua rede, a sua constelação e assim brilhar todos nós.
Se você gostou desse assunto e ficou interessado em melhorar o networking da sua empresa, entre em contato.