Me diga com toda sinceridade qual é a diferença de um café tomado em casa e um café da padaria da esquina?
E da padaria da esquina para um tomado na Starbucks?
O café em si, salvo pequenas diferenças acessíveis a qualquer bom barista, não tem grandes diferenças. É café, feito através do grão moído e infusão, de modo bem simplista eu sei, mas que serve para o exemplo do momento.
A diferença está no local, na experiência oferecida!
O diferencial da Starbucks é oferecer um local descolado com wi-fi grátis, pessoas bonitas, trabalhando, conversando e ainda tomando um café. O café não é a atração principal…., mas como? Não é uma CAFETERIA?
A Starbucks conseguiu criar um diferencial perante o mercado de cafeterias onde as pessoas vão até lá sim, mas não é porque o café é maravilhoso. Quem gosta e aprecia um bom café não vai à Starbucks vai ao Octavio Café, por exemplo.
Mas qual é a chave de sucesso da Starbucks então?
Simples, a empresa entendeu seu diferencial e vende seu posicionamento com maestria. A empresa não quer vender café, ela quer vender relacionamento, convivência e conveniência. Seus colaboradores são treinados a deixar todos os seus convidados à vontade, consumindo seu café ou não.
Quando a Pepsi entendeu seu posicionamento no mercado, como era lembrada pelo seu consumidor e adotou ser a segunda opção, se apropriou e se orgulhou do “Pode ser. Pode ser Pepsi”, seu faturamento aumentou e aumentou muito!
Na maioria das vezes nossas marcas e produtos já possuem um posicionamento definido pelo consumidor, basta nos apropriarmos dele e nadarmos a favor da corrente e não contra!
Quer entender melhor qual é o seu diferencial competitivo? Se o seu posicionamento está adequado com seu propósito e sua expertise? Entre em contato conosco! Vamos tomar um café, na Starbucks se preferir, e teremos muito o que conversar!